Peptídeo YY, conhecido também como tirosina-tirosina ou polipeptídeo pancreático, é codificado pelo gene PPY. Possui cadeia curta composta por 36 aminoácidos. É produzida pelas células L
do trato gastrointestinal (no íleo, cólon e reto), em resposta a alimentação. PYY tem como função a saciedade, reduz a motilidade gástrica e aumenta a absorção de água e eletrólitos no cólon.
A leptina ,assim como o PYY, reduz o apetite. Como em pessoas obesas, a leptina elevada desenvolve uma resistência a leptina. Dessa forma, o uso de peptídeo YY, obteve sucesso como tratamento para perda de peso em pacientes obesos.
Em obesos, o nível de peptídeo YY é menor do que em pessoas normais.Há relatos que a grelina( hormônio relacionada ao começo da alimentação), em contato com PYY no sangue, é inibido. Assim mesmo no jejum, quando a grelina encontra-se elevada, ocorre uma maior inibição da ingestão alimentar.
O consumo de proteína aumenta os níveis de PYY, foi observado em pacientes onde houve redução da fome e promoveu a perda de peso. Isso ajuda a explicar a perda de peso em dietas de alta proteína.
Referencias :
http://en.wikipedia.org/wiki/Peptide_YY
Rachel L. Batterham, M.B., B.S., , Mark A. Cohen, M.B., Ch.B.,Sandra M. Ellis, B.Sc., Carel W. Le Roux, M.B., Ch.B., Dominic J. Withers, M.B., B.S., Ph.D., Gary S. Frost, Ph. D., Mohammad A.Ghatei, Ph.D.,and Stephen R. Bloom, M.D., D.Sc. Inhibition of Food Intake in Obese Subjects by Peptide YY3-36, in The New England Journal of Medicine.
Por : Juliana Aquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário