sábado, 21 de junho de 2014

Doenças relacionada a obesidade

Neste post, farei umas breves explicações de outras doenças relacionada ou causadas pela obesidade
Doenças cardiovasculares

Doenças que afetam o coração e vasos sanguíneos, são uma das
maiores causas de morte no Brasil, sendo muitas vezes pela informação ineficaz e inconstante do público. Estilo de vida, idade e histórico familiar ascendem os riscos de uma pessoa desenvolver alguma dessas doenças. Dentre alguns desses fatos, estão:
Tabagismo: favorece o aparecimento de angina de peito, infarto do miocárdio, doença arterial periférica, aumenta risco de acidente vascular cerebral (AVC), podendo levar a morte;
Sedentarismo:  A prática de exercício físico é uma das recomendações para todas as idades, desde lutas a danças, malhação a caminhadas. A falta de exercício aumentam os risco a essas doenças.
Dieta mal controlada: excesso de gorduras, sal, elevada ingestão de álcool, açúcares, ausência de legumes, vegetais, frutas e outros alimentos mais saudáveis.

Hipertensão
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é a mais frequente das doenças cardiovasculares. É caracterizada pela elevação da pressão sanguínea nas artérias, fazendo com que o coração tenha que trabalhar muito mais para que o sangue circule. O problema, é por ela ser, em sua maioria, assintomática, assim seu diagnóstico e tratamento é muitas vez negligenciado. Em entrevista do G1, de acordo com o professor de Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Francisco Maia existe uma relação direta entre a obesidade e a hipertensão. "Pesquisas revelam que a redução de 10 kg já diminui a pressão arterial em consideravelmente", explicou.
Para ser considerado hipertenso, o indivíduo precisa manter a pressão arterial acima de 14/9, explica Maia. "É um inimigo silencioso. Muitas vezes as pessoas não têm nenhum sintoma", adverte o médico.
Pode ser tratada com a mudança do estilo de vida, com uso de fármacos (diuréticos, inibidores adrenérgicos e vasodilatadores diretos.

Aterosclerose

Doença cardíaca coronária, isto é, o estreitamento dos vasos sanguíneos por uma fina camada de gordura em sua parede. É relacionada as taxas de glicose e LDL (colesterol) plasmático.  A ligação de moléculas de açúcar à parede dos vasos sanguíneos produz um enrijecimento dele, o que causa um aumento da pressão interna do vaso. Esse aumento de pressão produz microrrasgos nas artérias, que podem ser invadidos por bactérias

que também causam gengivite e infecções respiratórias*. Com o intuito de matar a bactéria, leucócitos e moléculas de LDL a circundam, formando uma placa de ateroma. A aterosclerose é, portanto, um rasgo seguido de uma infecção.. Pode elevar os riscos de AVC, infarto no miocárdio. O tratamento é feito pela retirada dessa gordura pela técnica de cateterismo ou angioplastia.

Hipotireoidismo


E causado pela baixa produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) pela tireoide. Um dos seus sintomas é o aumento de peso, em que estudos indicaram que pode ter um aumento de 10%.


Outras doenças e males causado ou que leva a obesidade são: Apneia, cânceres (colón, fígado, rins) osteoartrose (processo degenerativo articular), depressão, fibrilação atrial, litíase biliar (solidificação da bile, formando pedra), pancreatite aguda (inchaço e inflamação do pâncreas), infecções de pele, dor lombar, úlceras, pedras na vesícula biliar e as outras já citadas em post anteriores. Quase todas essas doenças pode haver várias complicações e levar a morte.



Referências:






Por: Lucas Sousa Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário