sábado, 21 de junho de 2014

Interferências que a obesidade pode causar no metabolismo


A obesidade, não está associada apenas à hereditariedade, mas ela pode estar associada a outros fatores, tais como: o  psicológicos, os hormonais, os quais vem sendo bastantes estudados para a confecção de remédios que atenuem a obesidade. A grande disponibilidade de alimentos de altas fontes calóricas, o sedentarismo, mal hábito alimentar podem ser relacionados com esse grande aumento de peso que a população vem sofrendo nos últimos anos
O Metabolismo são as reações celulares responsáveis pelos processos de síntese e degradação nas células. Ele pode ser dividido em processo anabólico e catabólico. O processo anabólico é a síntese de compostos químicos e o processo catabólico é responsável pela degradação dos compostos para obtenção de energia, isto é, o catabolismo tem a função de degradar os alimentos para disponibilizar para a célula os produtos dessa degradação. 
A obesidade interfere no metabolismo por aumentar de forma significativa os reagentes a serem catabolizados como a glicose e os triglicerídeos, aumentando assim, as reações catabólicas, gerando o acumulo de gordura no fígado.
A atual sociedade obesa obta pelo uso de remédios “emagrecedores”, que agem tanto  no SNC (sistema nervoso central) quanto no trato gastrointestinal, ao invés de uma dieta apropriada seguida de exercícios físicos, a qual seria a forma mais correta de perder peso. Esses remédios são recomendados, geralmente,  para as pessoas que possuem IMC(índice de massa corporal) maior que 30 kg/m².
 A obesidade além de aumentar o peso corporal da pessoa alterando se metabolismo, pode trazer várias doenças associadas ao excesso de gordura, incluindo: diabetes tipo 2, litíase biliar, hipertensão, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, ou associadas ao aumento da massa de peso em si, incluindo: osteoartrite, doenças psiquiátricas e doenças respiratórias.
A obesidade e o metabolismo estão interligados, pois a eficácia com que cada organismo gasta energia varia, logo, se um individuo possui um metabolismo mais lento ele possuirá uma maior tendência a engorda. Isso fica evidente por meio de contas de equilíbrio energético, ou seja, se você ingere mais calorias do que gasta há ganho de peso. (Gasto energético total< Valor energético total = ganho de peso).



Bibliografia



Por: Juliana Cristhini

Nenhum comentário:

Postar um comentário