quinta-feira, 12 de junho de 2014

Tecido adiposo marrom


O tecido Adiposo Marrom (TAM) ou tecido adiposo multilocular apresenta algumas diferenças do tecido adiposo branco, entre elas esta a função de geração de calor através do desacoplamento de mitocôndrias da oxidação lipídica. Esse tecido é encontrado, sobretudo nos mamíferos, nos recém-nascidos, fetos e adultos que hibernam. A célula adipocita marrom apresenta varias gotas lipídicas no seu citoplasma. Apresenta também um grande numero de mitocôndrias que utilizam um complexo proteico de baixa eficiência na constituição de ATP, desviando a energia da oxidação de metabolitos, em especial os de ácidos graxos com a função de gerar calor para manutenção da termogênese.





A função do especifica desse tecido esta relacionada com a proteína UCP-1, também chamada de termogenina. Esta proteína está presente na membrana interna de mitocondias das células adiposas marrons, ela permite a oxidação de ácidos graxos desacoplando a produção de ATP, descarregando a energia gerada pelo movimento de prótons pelo gradiente eletroquímico intermembranáceo da mitocôndria através da produção de calor, assim desviando-os do complexo ATP sintase o que causa uma diminuição da eficiência metabólica da célula.



Referências:

CANNON,Barbara;  NEDERGAARD, Jan. Brown Adipose Tissue: Function and Physiological Significance. Physiol Rev 84: 277–359, 2004. Stockholm University, Estocolmo, Suécia. Em: Physiological Reviews



                                                                  Por Guilherme Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário