sexta-feira, 30 de maio de 2014

Beta-oxidação

 A beta oxidação é a via de oxidação dos ácidos graxos, onde há a adição de CoA no Acil-CoA-Graxo, para ele entrar na mitocôndria, e lá ha a liberação do Acetil-CoA  que é utilizada no ciclo de Krebs. Esta via ocorre na matriz mitocondrial.
Possui quatro reações. A primeira reação é a de desidrogenase, onde vai entrar um FAD oxidado no Acil-CoA-Graxo e ele vai retirar 2 hidrogênios da molécula, liberando FADH2 e formando uma ligação dupla. 

A segunda reação é a reação de hidratação, onde vai entrar uma água pela enzima hidratase, rompendo a ligação dupla e vai ser adicionada uma hidroxila e um hidrogênio no terceiro carbono.


A terceira reação vai ser uma reação de desidrogenação , onde vai entrar um NAD oxidado e vai retirar 2 hidrogênios do carbono da hidroxila saindo um NADH + H+.O carbono que perdeu seus dois hidrogênios irá formar uma ligação dupla com o oxigênio.



         A quarta reação  é a tiolise, utiliza-se coenzima A para romper o fragmento carboxila terminal na forma de Acetil-CoA. Essa reação ocorre por meio da Acil-CoA acetiltransferase.



O Resultado da beta oxidação é a liberação de uma molécula de Acetil-CoA, dois pares de elétrons e quatro prótons (H+) e a diminuição da cadeia de Acil-CoA graxo de cadeia longa em dois carbonos(n-2).No exemplo do palmitato(16 carbonos) são necessárias 7 beta oxidações(cada uma retirando 2 Acetil-CoA), pois após ocorrerem 6 ciclos, com cada um retirando 2 carbonos, sobram 4 carbonos. Logo no sétimo ciclos os 4 carbonos serão divididos em 2 grupos de 2 carbonos, gerando portanto 2 moléculas de Acetil-CoA e por isso não é necessário a utilização de um ciclo extra da beta-oxidação.
Quando se trata de cadeias ímpares de ácidos graxos, o ultimo ciclo produzirá uma molécula de Acetil-coa (2 carbonos) e uma molécula de 3 carbonos, que é o propionil-coa. Está ultima molécula vai ser oxidada em succinil-coa a qual é utilizada no ciclo de Krebs.




Bibliografia:
ALBERT L. LEHNINGER DAVID L. NELSON MICHAEL M. COX.Lehninger Princípios de Bioquímica Ed. Sarvier, 2007. Thomas M. Devlin.




Por: Juliana Cristhini

Um comentário: