sexta-feira, 23 de maio de 2014

Apresentação do projeto

A obesidade se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo uma doença crônica multifatorial. Várias são as causas da obesidade, tais como: genética, metabolismo, distúrbio psicológico, dieta desregrada, disfunção endócrina, estilo de vida sedentária e doenças. Pessoas que tem um gasto energético menor do que o valor consumido diariamente, tende a ganhar peso.
Tendo em vista que, a perda de peso não é só resultante de exercícios físicos, o controle da dieta é mais fácil do que o controle de gastos energéticos. Por ser uma doença crônica, não tem cura, isto é, a pessoa pode emagrecer, porém, se não tiver uma mudança nos hábitos alimentares e físicos, tende a ganhar peso novamente. De modo geral há dois tipos de obesidade: a visceral (maça) onde a gordura se acumula no abdome, e a subcutânea (pêra) que acumula gordura nos quadris e coxa. Também uma classificação ao modo de se ganhar peso, podendo ser nutricional (ingerir excesso de calorias), psicológica (distúrbios ou condições psicológicas adversas como estresse, ansiedade) e comportamental (sedentarismo, falta de exercícios...).
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, o índice de obesidade subiu 54%, e para pessoas acima ou igual de 18 anos, 51% estão acima do peso, isso resulta em aproximadamente 70 milhões de pessoas, sendo duas vezes mais do que há três décadas.
O IMC (índice de massa corporal) é um cálculo do peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado:

              O resultante pode ser comparado ao padrão de:

·         18,5 a 24,9 = peso normal para altura
·         25 a 29,9 = sobrepeso
·         30 a 39,9 = obesidade
·         Acima de 40 = obesidade mórbida

Nesse blog, tendo como tema a obesidade, relacionaremos ela com suas principais causas e efeitos no corpo humano, e correlaciona-las à Bioquímica, com linguagem clara e objetiva, explicando alguns macronutrientes, doenças desencadeadora dela, principais hormônios responsáveis pelo metabolismo,remédios, e sobre meios/modos de emagrecer radicalmente ou não, exemplo da cirurgia bariátrica.
Somos alunos da Universidade de Brasília (UnB), realizando atividade da disciplina de Bioquímica fundamental (121240), ministrada pelo Prof. Dr. Marcelo Hermes Lima. Autores dos posts :

Lucas Sousa Melo (12/0126613)   - Farmácia
Juliana Vieira de Aquino (12/0152614)   - Farmácia
Juliana Cristhini Costa da Silva (13/0029921)   - Eng. Florestal
Guilherme Roque Fernandes de Castro (12/0119579)   - Farmácia







Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário