sábado, 24 de maio de 2014

Absorção dos lipídios na dieta: Ação enzimática


As enzimas lipases são esterases, isto é, quebram a ligação éster do triacilglicerol liberando glicerol e ácido graxo. As esterases podem ser divididas em ácidas e básicas.As esterases básicas atuam no duodeno. Já as esterases ácidas atuam na boca com a ação da  lipase lingual e no estomago com a ação da lipase gástrica, porém as esterases ácidas contribuem pouco para a digestão dos lipídios, em geral por atuarem somente em triacilglicerol de cadeia curta e média , já as básicas atuam em triacilglicerol de todos os tipos.

Quando o alimento entra na boca ele já é quebrado pela lípase lingual e ao dirigir-se para o estomago a lípase gástrica continua atuando sobre o alimento digerido.Os ácidos graxos tanto liberados pela lípase lingual quanto os liberados pela lípase gástrica serão absorvidos pela circulação porta, mas como os ácidos graxos são hidrofóbicos, eles não podem circular sozinhos no sangue,eles precisam de alguém para transportá-los, no caso vai ser a albumina, que é uma proteína polar. Quando o alimento continua sua rota pelo duodeno, ele vai encontrar uma enzima muito potente chamada colipase pancreática, que atua em triacilglicerol de cadeia curta, media e longa, onde o triacilglicerol  é quebrado no duodeno e absorvido pelo enterócito.No enterócito os triacilglicerois sofrem uma reesterificação para serem direcionados a circulação linfática, ou seja, eles não vão ser absorvidos pela veia porta, sendo então destinados para a circulação linfática.Os triacilglicerois são transportados por uma lipoproteína chamada de quilomicra que possui dois centro, um centro interno hidrofóbico que vai conter os triaciglicerol e a extremidade hidrofílica, assim ele pode ser transportado da linfa.
A colipase pancreática é uma associação entre a colipase e a esterase. A esterase é a enzima, porém se ela está sozinha o seu sítio ativo não funciona, logo a esterase não consegue cumprir o seu papel de fazer a quebra da ligação do triacilglicerol 1 e 3 .Porém se a esterase se associar com a colipase, ela vai ter seu sitio ativo exposto, isto é, a colipase pancreática é uma esterase 1-3,onde a esterase 1-3 vai quebrar os ésteres do carbono 1 e do carbono 3 do triacilglicerol liberando 2 ácidos graxos e 1 mono acilglicerol.
Os triacilglicerois de cadeia longa não sofrem nenhuma ação no estomago, sendo passados diretos para o duodeno. Enquanto os triacilglicerois de cadeia curta e media irão sofrer um glivagem pela lípase gástrica liberando acido graxo curto e acido graxo médio formando o diacilglicerol que vai ser digerido depois no duodeno. Esse ácido graxo curto e médio vai ser absorvido diretamente pela veia porta, sendo transportada então pela nossa proteína, a albumina.
No duodeno, o triacilglicerol de cadeia longa vai sofre ação da colipase pancreática que vai quebrar o triacilglicerol em 2 ácidos graxos e um mono acilglicerol, como já falado anteriormente. O mono acilglicerol juntamente com o diacilglicerol, formado pela glivagem dos triacilglicerois de cadeia curta e media no estomago e que agora está no duodeno, vão sofrer ação de isomerases para poderem transloucar o ácido graxo do carbono 2 para o carbono 1 ou para o carbono 3, assim a colipase pancreática poderá quebra-los, formando  ácido graxo e glicerol.Os triacilglicerois de cadeia curta e media que não são digeridos pelo estomago, e vão para o duodeno são digeridos pelo enterócito podendo sofrer glivagem dentro do enterócito formando ácido graxo e glicerol que são absorvidos pela veia porta.
O ácido graxo e o glicerol, formados pela ação da colipase pancreática, são transportados para o reticulo endoplasmático liso, onde irão sofrer a reesterificação formando triaciglicerol, colesterol Ester, fosfolipídios que serão transportados para a linfa através do quilomicra.
A absorção do duodeno é graças uma ação detergente que é a bile, produzida pelo fígado, onde ela emulsifica a gordura ajudando na ação da colipase pancreática porque ela consegue envolver todo conteúdo lipídico separando do conteúdo aquoso, facilitando a ação da colipase.

Bibliografia

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfpQsAJ/digestao-absorcao-dos-lipidios


Por: Juliana Cristhini

Um comentário:

  1. Colipase is a protein co-enzyme required for optimal enzyme activity of pancreatic lipase. It is secreted by the pancreas in an inactive form, procolipase, colipase

    ResponderExcluir