terça-feira, 27 de maio de 2014

Tecido Adiposo

O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo constituído por adipócitos* (células de gordura), esse tipo de célula é responsável pelo armazenamento de energia na forma de triglicerídeos (ésteres de ácidos graxos e glicerol) no citoplasma das células.
O tecido adiposo varia com o biótipo, sexo e idade, sendo ele altamente vascularizado e enervado. Nas mulheres de peso normal, o tecido adiposo corresponde a cerca de 20 a 25% do peso corporal e nos homens de 15 a 20% .Ele apresenta as seguintes funções:
·         Reserva energética durante grandes períodos de fome, após o consumo do glicogênio;
·         Regulador térmico, atuando como protetor contra o frio diante de sua localização na pele (hipoderme);
·         Protetor de impactos contra choques mecânicos;
·         Órgão secretor.
Apesar de possuir funções importantes, em excesso se torna indesejável. O Excesso desse tecido vem quando o saldo energético das atividades diárias é menor do que a sua ingestão, então o organismo transfere a energia em excesso para a formação de lipídios. Esse depósito de gordura em excesso pode ser prejudicial, e implicar em alterações indesejáveis no corpo. 
O tecido adiposo nos mamíferos pode ser classificado de acordo com o numero de vacúolos de gordura presente em cada célula. Existem em duas formas:
-   Tecido adiposo Unilocular (Branco):
Este tecido recebe esse nome pela disposição de sua célula que contem uma única gotícula de lipídio, que ocupa quase todo espaço celular formando um grande vacúolo. Uma camada de gordura é formada sob a pele que no recém-nascido é uniforme, mas não adulto o acúmulo ocorre em determinadas regiões.  Esse tecido é responsável pela síntese de moléculas como a leptina ( hormônio que participa da regulação da quantidade de tecido adiposo no corpo e na ingestão de alimentos) e adiponectina.
-   Tecido adiposo Multilocular (Marrom):
Estas células contem varias gotículas de gordura, consequentemente vários vacúolos e mitocôndrias. Sua cor é castanha devido a vascularização abundante e as numerosas mitocôndrias que geram energia mais rápido que o tecido unilocular. Estas células localizam-se em áreas determinadas e são encontradas em grande quantidade nos animais que hibernam o nos recém-nascidos.  Tem como principal função gerar calor.
*Os adipócitos são originários das células mesenquimais que dão origem aos lipoblastos que são posteriormente diferenciados em células adiposas.
                                                                                                     



Bibliografia:



Por: Guilherme Castro








Nenhum comentário:

Postar um comentário